PERFIL

Quando se nasce na roça, criação e trabalho não são levados como deveres separados. Assim acontece na feitura do crochê, agulha e linha não se desvencilham. Um precisa do outro para crescer, seja nos pontos altos ou pontos baixos, de algum modo se produz. Por mais que a lida seja contínua e pareça não ter fim, quando o arremate vem certeiro e se levanta a cabeça para olhar, a obra vira arte.

Luzia não sabe ao certo, mas suspeita que nasceu segurando agulha e linha para tecer sua história. Vó Marica foi quem ensinou muito do que sabe para sua mãe Carolina e suas irmãs. Havia um tear na casa e lá se plantava o algodão, colhia, escaroçava, cardava e fiava, para depois tecer cobertas, roupas, toalhas, tapetes. Ali batalhavam e ali resistiam. Quando precisavam de agulhas, seu irmão José confeccionava com o que tinha a mão: aro de bicicleta ou bambu. Para tudo dava-se um jeito.

Há mais de seis décadas que transforma os fios em sustento, seja em Formiga/MG, cidade onde nasceu e cresceu; ou em São José dos Campos/SP. Crochê e Luzia também não se desvencilham, um precisa do outro para permanecer.

TÉCNICA

MATERIAL

Linha Anne, barbante, pano de prato (industrializado).

Crochê e aplicação de crochê.

CONTATE O ARTESÃO PARA CONSULTAS/ENCOMENDAS:

(12) 997376157

LUZIA FARIA RODRIGUES PEREIRA

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
Centro de mesa

Peso 76g Medida 24cm imagem meramente ilustrativa