• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

QUEM SOMOS

A Galeria dos Fazeres é uma iniciativa do Museu do Folclore, instituição que atua há mais de três décadas na cidade de São José dos Campos.

O projeto tem como propósito a salvaguarda da sabedoria expressa no fazer do artesanato tradicional  através de ações que visam garantir sua viabilidade, respeitando suas origens, habilidades e técnicas. Além de fortalecer as atividades, participações e autonomia dos fazedores enquanto detentores do saber, visando a geração de renda, tornando-os ativos em suas produções.

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em abril de 1999, por integrantes da extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.

 

A instituição tem como finalidade estudar, pesquisar, difundir, valorizar e estimular todos os patrimônios, material e imaterial, e toda expressão da cultura popular (conforme está exposto na Carta do Folclore Brasileiro, parte integrante do Plano Setorial para as Culturas Populares, elaborado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural).

 

Atua na elaboração e execução de projetos, assessoria e orientação técnica e científica, garantindo uma conduta museológica com o principal objetivo de desenvolver políticas de salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial.

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que funciona nas dependências do Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade). Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São José do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

Consulte o site: www.museudofolclore.org